Estacionamentos próximos do Morumbi


Na época em que o Morumbi ainda era o estádio da cidade de São Paulo para a copa, foi feito um estudo pela SPTuris (clique no link para ter acesso ao estudo completo) sobre o estádio e um dos pontos citados foi a oferta de vagas próximas ao Morumbi.

Segue abaixo a oferta atual nas proximidades:

Estacionamento Interno:
O Estádio possui dois estacionamentos internos: dentro do Perímetro Interno:
• Um, ao longo da Rua Interna Laudo Natel, com capacidade para 130 vagas.
• O edifício-garagem, de seis pavimentos, comportando 344 vagas. A sua cobertura
está reservada para veículos técnicos dos meios de comunicação.

Imagem

Imagem

 

Estacionamentos externos:

Imagem

Confesso que não sei se alguns estacionamentos estão disponíveis ou se foram apenas parte do estudo da SPTuris. Os colégios, por exemplo, são particulares e nunca soube de disponibilidade nestes locais.

Me parece que das opções acima, as mais plausíveis sejam os estacionamentos do shopping Butantã e do supermercado Pão de açúcar. Já tentei estacionar no Einstein, mas os seguranças não permitiram.

Há também pequenos estacionamentos em terrenos e casas nos arredores do estádio que devem somar outras 500 vagas, no máximo. Alguns deles serão desapropriados quando a obra da avenida perimetral e do monotrilho da linha ouro avançarem.

Vagas na rua: 6000 segundo a Cet.

Projetos de estacionamento: 

O projeto da copa previa também 4800 vagas a serem criadas no estacionamento que seria construído na praça José Roberto Gomes Pedrosa. Este projeto morreu, mas deveria ser retomado e apoiado pelos moradores dos arredores, pois certamente diminuiriam muito os transtornos em dias de jogos e shows.

O número ideal de vagas segundo a FIFA para um estádio do porte do Morumbi é de 15 mil vagas. Somando-se as vagas na rua (6000), o da praça (4800), do shopping Butantã / Pão de açúcar (~1000 contando que nem todas estarão disponíveis) e pequenos estacionamentos nos arredores e teríamos algo próximo de 12 mil vagas.

Some-se a isso as futuras avenida perimetral e estações do metrô – linhas amarela e ouro – e o problema de acessibilidade ao estádio estaria praticamente resolvido, uma vez que a previsão é de que entre 30 a 40% das pessoas utilizariam os meios de transporte públicos para chegar ao estádio.

Basta vontade política para aprovar o projeto do estacionamento na praça, interesse do setor privado em explorá-lo e boa vontade dos moradores do entorno para que o acesso ao estádio e ao bairro do Morumbi sejam amenizados. Eu torço para que isso aconteça. E você? O que acha? Deixe os seus comentários.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 158 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: